domingo, 6 de junho de 2010

ian rush, artilheiro de um exército!


como todos sabem, todos, todos os times têm seu jogador heróico, o goleador, a arma e a confiança do time. seja o clube pequeno, ou gigante europeu, todos sem exceção tem seu artilheiro! e no liverpool não poderia ser diferente, maior clube europeu da década de 80, contou com um talento galês para se tornar um dos clubes mais vitoriosos da história. ian james rush, o jovem de 24 anos do país de gales, foi contratado como promessa, sem ter a mínima noção de que, em alguns anos, se tornaria o maior artilheiro da história do clube!
rush começou em 1979, no modesto chester city. marcando 18 gols em 34 jogos, ele chamou a atenção do grande time europeu do momento, o liverpool, e em 1980 chegou em anfield. no começo, foi muito pouco utilizado por ser muito novo, e ainda não passava confiança. só na temporada 81/82 ganhou espaço, e surpreendeu! em 49 jogos, marcou 30 gols, sendo 17 no campeonato inglês, tornando o liverpool de novo campeão inglês, título que estava com o aston villa. na temporada 83/84, ian rush recebeu a chuteira de ouro da france football, sendo o único jogador galês até hoje a recebê-la. em consequência da ótima fase do atacante, o liverpool venceu no mesmo ano a copa dos campeões, vencendo a roma, na capital italiana. no ano de 85, o liverpool chegava de novo a decisão da copa, e de novo com uma equipe italiana, dessa vez, a juventus. final que ficou marcada pelos ataques dos hooligans, que mataram 39 torcedores da juventus e um policial. a juventus venceu o trágico jogo por 1 a 0, foi campeã, e o liverpool foi banido da copa por uns anos.
os red's, em remorço do que acontecera, negociou rush com a "juve", em sentido de pedir desculpas. após 7 anos de glória, rush dava adeus à anfield. porém, o atacante não empolgou como no país inglês, e com modestos 7 gols em 29 jogos, arrumava sua mala para retornar à equipe vermelha. em sua segunda passagem pelo liverpool, ian rush marcou mais 90 gols em 245 jogos e, ajudou o time erguer mais um campeonato inglês (o último até hoje, em 1990), e duas copas da inglaterra. em 1996, tinha em seu histórico incríveis 346 gols. ian rush é o maior goleador do liverpool contra seu maior adversário, o everton, com 28. curiosamente, everton era o time que rush torcia na infância. no mesmo ano, o jogador declarava sua aposentadoria.
rush se tornou o maior artilheiro da história do liverpool football club, com muita história, o que deixa o jogador muito importanate, respeitado, e amado pelos relacionados ao clube. ele pendurou as chuteiras, mas até hoje comparece ao estádio como torcedor, dá conselhos, ajuda a academia do clube, e o que isso faz? torna-o um ídolo inagualável, presente em várias gerações, quem não viu o jogador goleando, o vê torcendo, sendo um scouser! hoje em dia, com tudo correndo em torno do dinheiro, com jogadores trocando clubes por salários e promessas de títulos, ta cada vez mais difícil acharmos "ian rushs" por aí, que chegou menino em um time e aprendeu a amar a camisa que veste. é por essa e outras, que ian rush nunca caminhará sozinho!!!

0 comentários:

Postar um comentário

1 - Por favor, identifique o seu nome no comentário.
2 - Qualquer tipo de propaganda na caixa de comentários, a pessoa será banida sem volta.
3 - Ofender os Reds = Ban.

Contador de visitas.

Postagens e Comentarios.

  ©Template by Matheus.